16 MAI 2022
Semusa conduz atividades da Luta Antimanicomial na Atenção Primária à Saúde

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades referentes à Semana da Luta Antimanicomial. As ações estão sendo organizadas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF`s).

Segundo a psicóloga, Gisele Salem, a luta antimanicomial é um movimento social, ético, político e democrático, que dá voz ao portador de sofrimento mental e preconiza tratamentos em liberdade, sem torturas, de inclusão e direitos. “Em Divinópolis, contamos com os CAPSs, Sersam, Residência Terapêutica e com o trabalho realizado pelos profissionais da rede primária de assistência e dos NASFs”, informou.

Durante a semana de mobilização, as unidades de saúde do município prepararam diversos eventos, decorações e ações sobre o tema. Confira a programação:

Segunda-feira (16/5)

A ESF Candidés realizará uma abordagem do tema no grupo qualidade de vida do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) 4. A ESF Nova Holanda abordará o tema em suas salas de espera.

Terça-feira (17/5)

A ESF Primavera fará orientações em seus grupos de chi kung. A ESF Nossa Senhora das Graças / Antônio Fonseca farão abordagem do tema nos grupos de atividade física (manhã) e de arte terapia (tarde). Serão feitas pela ESF Ipiranga, rodas de conversa na quadra da igreja Nossa Senhora da Guia sobre o tema.

Quarta-feira (18/5) e “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”

Todas as unidades de saúde promoverão atividades de orientação e sensibilização com a população, às 9h. Haverá soltura de balões brancos nas áreas externas, no mesmo horário em todos os locais.

A ESF Ipiranga realizará uma caminhada após o grupo de atividades, marcado para às 9h, com saída da quadra da igreja Nossa Senhora da Guia. As ESF`s Planalto e Campina Verde abordarão o tema em sala de espera, às 7h, antes do grupo "Chinggong". A ESF Niterói também realizará abordagens na sala de espera da unidade, pela manhã.

Quinta-feira (19/5) e sexta-feira (20/5)

A ESF Nossa Senhora das Graças / Antônio Fonseca fará abordagens do tema em sala de espera pela manhã do dia 19, e no grupo de adolescentes na parte da tarde, no dia 20.

Demais atividades

A ESF Santos Dumont trará o tema à tona no grupo de atividades físicas no Conjunto Elizabeth Nogueira, no dia 23 de maio. No dia 26 de maio, a ESF Icaraí fará uma ação do “Bolsa Família”, com atividades ofertadas ao público e estande sobre o tema.

Sobre a data:

O “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, lembrado no dia 18 de maio, é o resultado de um movimento da Reforma Psiquiátrica, dos Trabalhadores de Saúde Mental, e de usuários e familiares de usuários dos serviços de saúde mental, iniciado no final da década de 70, que tem como lema: “Por uma sociedade sem manicômios”.

Em 2001 que se aprovou a lei 10216, “Lei Paulo Delgado”, que instituiu um novo modelo de tratamento e assistência aos portadores de sofrimento mental através de serviços substitutivos ao modelo manicomial.