25 ABR 2022
Maior festival de gastronomia do mundo chega a Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdes), participou da solenidade de lançamento do 1º Festival Gastronômico Brasil Sabor no município nesta manhã (25/4), às 8 horas, no auditório do Centro Administrativo.

Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional União Oeste, o evento traz o maior festival gastronômico do mundo à cidade, onde recebe o apoio da Prefeitura.

Janete Aparecida Oliveira, vice-prefeita e secretária municipal de Governo, disse que a importância do evento reside em gerar o crescimento organizacional dos estabelecimentos. “É necessário desenvolver o setor gastronômico no município, atendendo não só os grandes, mas também os pequenos empresários, para que possam concorrer no mesmo nível de qualidade e segurança alimentar”, destacou.

Profissionais e empresários do ramo de bares e restaurantes compareceram à cerimônia, em que o Brasil Sabor foi apresentado para prestigiar os pratos desenvolvidos por chefes de cozinha dos estabelecimentos em Divinópolis. “A proposta é valorizar a gastronomia local trazendo o público de fora para conhecer os principais pratos de bares e restaurantes no município”, disse Vantuir Júnior, presidente da Abrasel União Oeste.

O Brasil Sabor será realizado entre 12 e 29 de maio, quando os sabores originais do Brasil serão celebrados durante a 16ª edição do Brasil Sabor, festival de restaurantes da Abrasel. O tradicional festival no país valoriza a gastronomia brasileira, estimulando os restaurantes a criar novas receitas usando técnicas de preparo e ingredientes locais. Neste ano, o patrocínio nacional é da Ambev.

Como funciona

O Brasil Sabor é também oportunidade para inovar o cardápio e aumentar a visibilidade e o faturamento das empresas participantes ao testar com o público final o êxito das criações oferecidas a preços democráticos.

A mecânica do festival é simples. Cada restaurante participante elabora o prato baseado na “comida do lugar”, valorizando modos de preparo e ingredientes próprios da região. Este ano, seguindo os protocolos de segurança, o evento celebra-se em formato híbrido, e as receitas poderão ser provadas nos próprios restaurantes ou em domicílio pedindo delivery.

O Brasil Sabor com 16 anos de história é o maior festival gastronômico do mundo. Mais de 10 mil restaurantes em aproximadamente 1,3 mil municípios participantes representam o caráter inclusivo com mais de 1,5 milhão de pratos servidos. A expectativa é que mais de 700 restaurantes em 18 estados das cinco regiões compitam neste ano sob o tema “Maior do mundo, original do Brasil”.

Lista de restaurantes participantes de Divinópolis

- Restaurante Trem de Minas
- Villa Takai