A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza, nesta segunda e terça-feira (11 e 12/4), uma ação na Escola Municipal Oribes Batista. A unidade de Estratégia de Saúde (ESF) Ipiranga é a responsável pela atividade.
Das 13h às 17h, a equipe odontológica, os acadêmicos de odontologia e os agentes comunitários de saúde (ACS) ensinarão as crianças sobre a educação bucal e orientações sobre a covid. Além disso, serão realizadas coletas de informações sobre a alimentação das crianças, medidas antropométricas (peso e medida) e distribuição dos kits odontológicos para todas as crianças.
Além dessas ações, a unidade e a escola estão alinhando parceria para realizar atividades educacionais em saúde com o apoio da equipe Nasf (Núcleos de Apoio à Saúde da Família). As atividades serão realizadas com cerca de 150 crianças com idades entre 3 e 5 anos da escola, que são assistidas em período integral com cinco refeições diárias e atividades escolares.
De acordo com o Supervisor da Unidade, Alisson Israel Rodrigues, ”iniciativas assim promovem acesso dos usurários aos serviços prestados pelo SUS, além de viabilizar educação e prevenção em saúde, para que as crianças sejam acompanhadas mais de perto nesta fase tão importante da vida, que é a infância. As ações auxiliarão os pais também quanto ao cuidado da saúde”, ressaltou.