08 ABR 2022
Prefeitura finaliza primeiro processo licitatório através do ComprasNet
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), finalizou ontem (7/4), o primeiro Processo Administrativo Licitatório - Pregão Eletrônico, utilizando o sistema ComprasNet do Governo Federal.

O ecossistema Compras.gov.br é um sistema único e integrado, permitindo a operacionalização e controle de diversas etapas ao longo do ciclo de vida da compra pública. É possível aos servidores públicos, gestores de governo, fornecedores, órgãos de controle e cidadãos interagirem entre si no sistema e, com o sistema, extraindo dele, seu objetivo final.

De acordo com o secretário de Administração, Thiago Nunes, a Prefeitura de Divinópolis realiza suas compras através de Pregão Eletrônico desde 2014, sendo uma das pioneiras da região Centro Oeste de Minas a utilizar esta modalidade, o que a tornou referência em compras públicas. “Nos preparando para a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, começamos a utilizar o moderno sistema Compras.gov.br, sistema este, que tem passado por diversas evoluções de forma a disponibilizar, à toda administração pública brasileira, acesso à tecnologia, ferramentas e funcionalidades”, destacou o secretário.

O Compras.gov.br une fornecedores interessados em aumentar o seu faturamento e a Administração Pública, em busca das melhores soluções de mercado. Está disponível para órgãos e entidades públicos das esferas federal, estadual e municipal de todos os Poderes gratuitamente.

De acordo com o pregoeiro e coordenador de Compras e Licitações, Rafael Virginíssimo, no primeiro processo licitatório da Prefeitura de Divinópolis utilizando o Compras.gov.br, cujo objeto era a contratação de empresa para a realização de treinamento para membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com carga horária de 8 horas, para titulares e suplentes, foi possível economizar 37%. O valor total estimado era de R$ 1.345,54, sendo adjudicado para a empresa Maseg Consultoria e Treinamento, pelo melhor lance de R$ 847.

A Administração Municipal 2021-2024 reforça seu compromisso na busca pela eficiência da gestão e na melhoria do desempenho do município.