05 ABR 2022
“Quarta dose” contra a covid-19 está liberada para idosos acima de 70 anos
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que já está liberada a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, popularmente chamada de “quarta dose”, para idosos acima de 70 anos.

O critério é o idoso, acima de 70 anos, já ter completado quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço, ou seja, quatro meses após a terceira dose. Este público, que também é alvo da campanha de vacinação contra a influenza, que já está em andamento, poderá receber as duas vacinas no mesmo dia.

Quem se encontra nesta categoria já pode procurar uma unidade de saúde para receber esta imunização. De acordo com orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a aplicação da “quarta dose” será realizada com Pfizer e, alternativamente pode ser feito com Astrazeneca ou Janssen.

A aplicação de uma nova dose se faz necessária considerando a necessidade de adequação do esquema vacinal nos indivíduos com 70 anos de idade ou mais, visto que a idade mais avançada é uma forma de imunossupressão natural; outra  importância de adequação do esquema vacinal deste público, devido ao envelhecimento do sistema imunológico, o que possibilita o maior risco de adoecimento e de complicações da covid-19.

Outra questão importante é também em relação a efetividade das diferentes plataformas vacinais contra a covid-19 tem se demonstrado menor entre idosos, com redução na proteção com o aumento da idade, mais evidente em faixas etárias mais avançadas.

Como colocar em dia a vacinação

Durante o dia, a vacinação acontece de 8h às 16h, em diversas unidades de saúde. O cidadão poderá consultar um cronograma de vacinação, através do link https://bityli.com/EjqBlOc , que é atualizado diariamente. Nele constam informações sobre os critérios para a vacinação, datas, horários, imunizantes disponíveis e quais as unidades de saúde que o oferecem.

Para aqueles que não podem procurar uma unidade de saúde durante o dia para completar a imunização contra a covid-19, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sagrada Família / Santa Lúcia; Tietê / São Roque; Planalto, Belvedere e Ermida estarão vacinando das 18h às 21h30. Os interessados poderão procurar uma destas unidades de saúde, sem a necessidade de agendamento prévio.

Ao procurar um local para se vacinar é importante levar um documento de identidade, Cartão SUS e Caderneta de Vacinação.