29 MAR 2022
MEIO AMBIENTE
Técnicos participam de seminário sobre aprovação de projetos arquitetônicos com uso da tecnologia BIM
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), enviou técnicos para participarem do evento “Construção Digital BIM”.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e aconteceu no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, nos dias 24 e 25 de março.

A ação esteve voltada para divulgação entre os órgãos do Estado e Prefeituras de Minas Gerais das novas práticas de construção digital (metodologia BIM) no setor de obras públicas, conforme Decreto Estadual Nº 48146 de 2 de março de 2021 que dispõe sobre a Estratégia Estadual de Disseminação do Building Information Modeling - Estratégia BIM-MG e a nova Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos nº 14.133, de 01 de abril de 2021.

A Prefeitura de Divinópolis se fez representada pelo diretor de Informações, Cadastro e Fiscalização de Obras, Emerson Gregório; pela Gerente de Fiscalização de Obras, Sônia Shirley Fagundes e pelo engenheiro civil, Gutemberg Geraldo Vilaça Faleiro, todos da Seplam.

Esta ação vem de encontro ao que objetiva a Seplam, que busca inovar os processos de análise e aprovação de projetos, revisando os procedimentos internos e os processos para melhorar a prestação de serviços de aprovação de projetos e a tecnologia BIM vem de encontro com este anseio. "O seminário foi muito produtivo, apresentou a tecnologia BIM como um recurso sério, viável e prático e trará ganhos no processo de aprovação de projetos de Divinópolis", destacou o diretor Emerson Gregório.

Atualmente aprovação de um projeto leva em torno de 170/270 dias para finalizar, sendo um processo desgastante para os construtores, arquitetos, engenheiros e servidores. Seplam está revisando o Código de Obras para introduzir o alvará auto declaratório, um marco regulatório que permitirá a emissão do alvará em até cinco dias úteis, deixando a análise do projeto arquitetônico para uma segunda fase do processo de construção.

Com a tecnologia BIM, a análise e a aprovação poderão ser concomitantes numa única ação, em um prazo inferior a 24 horas e de forma totalmente online, ou seja, o responsável técnico pela construção não precisará de ir presencialmente para protocolar o seu projeto.

Em breve a Prefeitura de Divinópolis abrirá um processo de licitação que informatizará todos os processos da Seplam, oferecendo à população maior agilidade, transparência e eficiência na prestação dos serviços inerentes a Secretaria que cuida do Meio Ambiente, Proteção Animal, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Cadastro e Cartografia Imobiliária, Fiscalização de Obras, Posturas e Alvarás de Localização e Funcionamento.