25 MAR 2022
Artista lança quadrinho "A Fantasma do Mercado Municipal"
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que, com o objetivo de oferecer cultura e entretenimento, através do Edital 001/2021 - Lei Aldir Blanc - saldo remanescente, acontecerá na próxima quarta-feira (30/3), o lançamento do quadrinho “Aqui onde está - A Fantasma do Mercado Municipal" da quadrinista Elisa Guimarães Santos. O quadrinho será lançado, de forma gratuita, no site fantasmadomercadomunicipal.com.br , a partir de 0h07 do mesmo dia.

Na trama, a quadrinista relata sobre a demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e, também de seu cemitério, lugar sagrado para todos do reinado. A demolição teve como uma de suas motivações a construção do Mercado Municipal em Divinópolis.

Elisa ressalta sobre a importância de resgatar a história da capela. "Quando pensei em criar o quadrinho, quis representar a cidade do divino. Fico muito feliz em saber que as pessoas ficaram tão empolgadas para prestigiar o lançamento e conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão rica que é o Reinado em nossa cidade", concluiu.

A Capela do Rosário foi construída em 1850, local em que se reuniam para realização do reinado, celebração da fé e da cultura negra. Em 1856, a capela e o cemitério foram demolidos para dar lugar ao mercado em 1958. Populares realizaram protestos e manifestações, principalmente ligadas ao reinado. Como forma de conciliação da situação, governantes da época criaram uma réplica da capela, com apenas 1/4 do seu tamanho original.

Apesar da demolição ter gerado muita revolta naquela época, atualmente, poucas pessoas conhecem sobre a história do local, que faz parte da herança cultural do município.