17 MAR 2022
Comissão do Auxílio Brasil elabora plano de ação para 2022
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), informa que, na última terça-feira (15/3), a Comissão Municipal do Programa Bolsa Família (Auxílio Brasil) de Divinópolis, se reuniu para elaborar o Plano de Ação para o ano de 2022.

Entre as ações definidas na reunião, estão: o encontro setorial com os supervisores das unidades de saúde, coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e diretores escolares por território; encontro com agentes de saúde e busca ativa das famílias beneficiárias para atualização cadastral e identificação de famílias para inclusão.

Além disso, a Comissão Municipal do Programa Bolsa Família promoverá divulgação das ações para inclusão de famílias e acompanhamento das condicionalidades; ações nos territórios através de reuniões com diretores, professores e operadores do sistema presença.

Será realizado um “Dia D” do Auxílio Brasil e Bolsa Família; reuniões bimensais da equipe do Auxílio Brasil e avaliações. Ocorrerá também o planejamento da utilização dos recursos do Bolsa Família, dentre outras ações.

Comissão Municipal do Programa Bolsa Família

A Comissão Municipal é uma instância de planejamento das ações intersetoriais de gestão do PBF (Programa Bolsa Família). A mesma deve contemplar estratégias para o monitoramento do cumprimento das condicionalidades nas áreas de saúde e educação e o apoio ao acompanhamento familiar no âmbito da assistência social.

Além disso, a comissão contribui com a Gestão Municipal da Assistência Social na utilização dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Programa do Bolsa Família (IGDPBF), repassados pelo Governo Federal.

Fazem parte da comissão, a diretora administrativa e interface das políticas sociais, Luciana Araújo, a gestora do programa bolsa família, Sirleia Tavares, ambas da Semas. Além das enfermeiras Vilania Oliveira e Fernanda Gregório, representantes da Secretaria de Saúde (Semusa) e Claudia Santana, professora dos anos finais do ensino fundamental e representante da Secretaria de Educação (Semed).