15 MAR 2022
Semusa inicia preparatórias para a Conferência de Saúde Mental
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará a II Conferência de Saúde Mental de Divinópolis (CMSM). Mas antes, serão realizadas, em oito Regionais de Saúde, reuniões preparatórias para o evento, com participação aberta à toda população. Essa preparação será dividida por regiões e acontecerá de 15 a 31 de março, sempre às 19h.

O tema norteador da conferência, que acontecerá no dia 10 de abril, na Escola Estadual Joaquim Nabuco, é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.

Para participação nas reuniões preparatórias e na conferência, o uso de máscaras é obrigatório, além do respeito ao distanciamento social. Todas as propostas apresentadas durante a preparação serão descritas em ata e apresentadas durante a Conferência. A Semusa reforça a importância da participação da comunidade e convida toda a população para estar presente durante os eventos.

As reuniões preparatórias tem como objetivo colaborar na qualificação do debate acerca da política social de saúde mental do município, bem como facilitar a metodologia de trabalho da II CMSM.

A dinâmica dessas reuniões seguirá a seguinte ordem: apresentação do objetivo da reunião; exposição sobre a importância das Conferências de saúde e de informações gerais sobre a II CMSM; apresentação do tema central, do eixo principal e dos subeixos da Conferência; leitura crítica de material impresso distribuído e divisão de grupos para debate e elaboração de pré-propostas.

Programação – sempre às 19h

15 de março - A reunião acontece na quadra da igreja Nossa Senhora da Guia, com entrada pela rua Pernambuco. A primeira reunião atenderá as regiões das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Central e Ipiranga.

16 de março - Será realizada a preparação na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (Cisvi), localizada na rua Pedro F. Amaral, nº 112-176 no bairro Bom Pastor. Serão atendias as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Serra Verde, Osvaldo Machado Gontijo, Candelária, lagoa dos Mandarins, Icaraí, candidés e as UAPS Afonso Pena e Bom Pastor.

17 de março - A preparação acontece na quadra da igreja Senhor Bom Jesus, que fica na rua Esmeralda, em frente à unidade de saúde Niterói. Nessa terceira reunião, serão atendidas as UAPS Danilo Passos, Itaí, Niterói e a ESF primavera.

21 de março – A reunião acontece na Escola Municipal Professor Paulo Freire, na rua Alzira Fonseca nº 771 no bairro Dona Rosa. As unidades de saúde atendidas serão as UAPS CSU, Nações e as ESF Santa Rosa, Sagrada Família, Santa Lúcia, Vale do Sol e Vila das Roseiras.

23 de março – O Salão da Igreja Nossa Senhora das Graças recebe a reunião preparatória, na rua Olímpio Gomes Branquinho nº 622 no bairro Nossa Senhora das Graças. A quinta reunião atenderá as ESF Nossa Senhora das Graças, Jusa Paraíso, Nova Holanda, Santos Dumont, Buritis, Maria Lúcia Gregório e UAPS Antônio Fonseca.

24 de março - A preparação será realizada na ESF Belvedere, localizada na rua Brasília, nº 861, bairro Belvedere. Serão atendidas as ESF São Paulo, Jardinópolis, Belvedere I e II, Morada Nova, Nilda barros e a UAPS Antônio Fonseca.

29 de março – A reunião acontece na quadra da igreja Nossa Senhora da Guia, com entrada na rua Pernambuco. As ESF atendidas serão: Planalto I e II, Tietê, São Roque I e II e Campina Verde.

31 de março – O Salão Paroquial santo Antônio dos Campos receberá a preparação para a Conferência de Saúde Mental, na rua João Clementino Pereira nº 98 no bairro Ermida. A última preparação atenderá as ESF Ermida I e II, Belo Vale, Djalma Dutra e Quilombo.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024