25 JAN 2022
Centros de Triagem funcionarão por 10 dias nas escolas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Governo (Segov), informa que os centros de triagem foram criados de forma emergencial, para que os pacientes sintomáticos para a covid-19 fossem retirados de proximidade com pacientes que utilizam outros servidos das unidades de saúde.

Desta forma, pacientes sintomáticos ficam separados de pacientes que buscam serviços como vacinação, consultas, atendimento ginecológico, atendimento dos idosos, aferição de pressão, dentre outros. Sendo assim, é uma situação temporária, que tem duração prevista de 10 dias. O serviço foi implantado no dia 24 de janeiro e tem previsão de encerramento para o dia 2 de fevereiro. A data de encerramento deste serviço poderá ser reavaliada.

Os Centros de Triagem devem ser procurados somente por pacientes SINTOMÁTICOS, conforme Nota Técnica nº 1/SES/SUBVS-CELP/2022 da Secretaria de Estado da Saúde, pertencentes aos grupos:

•    Casos de SRAG que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios;
•    Trabalhadores da saúde, ILPI's, educação e da segurança pública;
•    Gestantes e puérperas;
•    Indivíduos com condições clínicas de risco;
•    População ou grupo social de alta vulnerabilidade (indígenas, quilombolas, ciganos, circenses e população em condições de rua);
•    Pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina.

Conforme protocolo clínico do município de Divinópolis, atualizado em 13 de janeiro, entende-se por condições clínicas de risco para complicações da covid-19:

•    Doenças cardíacas descompensadas: o Insuficiência cardíaca mal controlada o Doença cardíaca isquêmica descompensada
•    Doenças cardíacas congênitas
•    Doenças respiratórias descompensadas o DPOC e asma mal controlados o Doenças pulmonares intersticiais com complicações o Fibrose cística com infecções recorrentes
•    Displasia broncopulmonar com complicações
•    Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade
•    Doenças renais crônicas em estágios avançados (estágio 3, 4 e 5) e pacientes em diálise
•    Imunossupressão ou imunodepressão por doenças e/ou medicamentos o Transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea
•    Portadores de doenças cromossômicas e com estados de fragilidade imunológica
•    Diabetes descompensada
•    Gestante de alto risco
•    Doença hepática em estado avançado
•    Obesidade grau III (IMC ≥ 40 kg/m2)

O fato de ter tido contato com alguém com Covid-19 não é público para atendimento nos centros de triagem. As pessoas passarão por uma triagem e, naqueles que não foram constatados sintomas, não será dado seguimento com o médico.

Os Centros de Triagem são:

1) Centro de Triagem Sudeste: será implantado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, que será tratada de Upa Lateral. O horário de atendimento da Upa Lateral será de segunda a segunda, de 10h às 22h. Fora deste horário, os pacientes serão atendidos pela entrada principal da Upa.

2) Centro de Triagem Norte: será implantado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Sebastião, localizado na rua Orsini Gomides Campos nº 150, bairro São Sebastião. O local funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

3) Centro de Triagem Central/Sudoeste: será implantado na Escola Municipal Oribes Batista Leite, localizada na rua Itambé nº 81 no bairro Ipiranga. O local funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.