17 JAN 2022
Alta demanda e afastamento de servidores leva a reorganização de atendimentos
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), esclarece que, a alta demanda de atendimento nos serviços de saúde públicos do município têm provocado superlotação nas últimas semanas.

Isso ocorre em função do aumento de casos de Covid-19, além de outras síndromes gripais e doenças infecciosas. Entretanto, a maior parte dos usuários que buscam o serviço, apresentam sintomas gripais leves e não necessariamente necessitam de intervenção medicamentosa.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reconhece que os serviços de saúde estão sobrecarregados devido à alta demanda assistencial por parte da população, mas também se deve ao fato do elevado número de servidores afastados por sintomas gripais.

Na Atenção Primária à Saúde vários profissionais que atuam nas unidades de saúde estão afastados, o que impacta diretamente na assistência à saúde. Por esse motivo, em caráter emergencial, foi necessário reorganizar o processo de trabalho, restringindo os atendimentos agendados, a fim de priorizar a assistência a casos agudizados, sintomáticos respiratórios e vacinação.

Na atenção secundária até a presente data, há servidores afastados por covid-19, não havendo ainda comprometimento nos atendimentos e assistência. As unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), como Protocolo e TFD, Semusa-Accom estão com as operações normais.

A Secretaria Municipal de Saúde tem avançado de forma expressiva na cobertura vacinal contra a covid-19, o que tem contribuído para amenizar a gravidade dos casos. Portanto, faz-se necessário manter todas as medidas preventivas a fim de evitar a disseminação da doença.

É importante que as pessoas que estiverem com segunda dose em atraso ou já tenha cumprido o prazo mínimo de 120 dias após receber a segunda para tomar a dose de reforço, que procure, imediatamente, uma unidade de saúde para se imunizar contra a covid-19, não é necessário fazer agendamento. As salas de vacina funcionam de 8h às 16h.