14 JAN 2022
SOCIAL
Centro Dia oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência e famílias
A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), oferece o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e Suas Famílias no Centro Dia. A finalidade é promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes.

O serviço está destinado a pessoas com deficiência com algum grau de dependência que tiveram ou têm limitações agravadas pela convivência com situações de risco ou violação de direitos. “Ao longo da história, a falta de políticas públicas de proteção social a pessoas com deficiência muitas vezes levou a práticas segregacionistas e de violação de direitos humanos. A oferta do serviço é fundamental para a valorização da diversidade e a superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência”, destacou, Leonardo Gomes, gerente de Parcerias da Semas.

No município, as atividades são executadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Divinópolis (Apae) no âmbito do Termo de Colaboração nº 07/2021.

Trabalho

A equipe específica e habilitada oferece serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. As atividades ocorrem de forma diurna, e os usuários são atendidos de segunda a sexta-feira.

Em dezembro, o atendimento foi prestado a 68 pessoas com deficiência e familiares, oferecendo-lhes diversa gama de atividades de convivência, fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais.

Ana Laura, coordenadora do serviço, disse que as famílias que precisam de auxílio especializado recebem suporte e atenção. “Com o Centro Dia, as famílias podem unir-se ao bem maior e à equipe de profissionais capacitados para proporcionar condições evolutivas a cada assistido por meio de atividades específicas e muita diversão e garantir autonomia e independência da pessoa com deficiência”, informou.

Para melhores esclarecimentos, contate o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) em (37) 3229-9790 ou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em (37) 3215-9310.