11 JAN 2022
Cesta básica fecha dezembro com aumento de 7,89% em relação a 2020
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semde) informa que, depois de uma ligeira queda e seis meses em alta, a cesta básica fechou o ano com um novo aumento na cidade.

Esta cesta, chamada Cesta Básica de Alimentos, é composta por 13 produtos alimentícios, que seriam suficientes para o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta, durante um mês, contendo quantidades balanceadas de todos os nutrientes necessários a manutenção da saúde.

Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômico Sociais (NEPES) da Faculdade Una Divinópolis, em dezembro, o custo médio da cesta básica de alimentos foi de R$ 525,29, um aumento de 7,89% em relação a novembro, quando o custo da cesta foi de R$ 486,87. Ao comparar o custo no mês (12/2021) em relação ao mesmo período de 2020, quando este valor foi de R$ 451,25, observa-se uma variação positiva de 16,4% em 12 meses.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Wagner Almeida, a carne bovina é o produto que representa o maior peso (40,2%) na composição da cesta básica de alimentos. No mês de dezembro foi observada uma alta de 5,89% em relação a novembro neste item.

Entre os itens que demonstraram aumento estão à banana-prata (38,86%), o tomate longa vida (24,04%) e o açúcar (6,16%). Por outro lado, houve queda no preço da farinha (3,79%), do óleo de soja (3,23%) e da batata inglesa (2,66%).

A pesquisa do custo da cesta básica é realizada conforme metodologia adotada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e foi realizada entre os dias 23 e 29 de dezembro/2021 com o levantamento de preços praticados por oito estabelecimentos com representatividade no ramo de produtos alimentícios no município de Divinópolis.

Salário mínimo

Ainda segundo o levantamento realizado pelo (NEPES), para o trabalhador remunerado pelo piso nacional (R$ 1.100,00 até 31/12/2021) o custo da cesta básica em dezembro foi equivalente a 47,8% do salário mínimo bruto, em novembro, o percentual foi de 44%. Ao comparar com o salário mínimo líquido, isto é, após o desconto referente à Previdência Social (7,5%), verifica-se que o trabalhador comprometeu em dezembro, 51,6% do salário mínimo líquido vigente até 31/12/2021 para comprar os alimentos básicos para uma pessoa adulta.

De acordo com o coordenador do NEPES/Una, Wagner Almeida, estima-se que o Salário Mínimo necessário deveria ser equivalente a R$ 3.939,68; valor que corresponde a aproximadamente 3,6 vezes o piso nacional vigente até 31/12/2021, de R$ 1.100,00.

Com base no valor médio da cesta básica em dezembro/2021, o trabalhador divinopolitano remunerado pelo piso nacional de R$ 1.100,00 até 31/12/2021, precisou trabalhar 105 horas e 04 minutos, mais que novembro quando foi de 97 horas e 22 minutos.

Se comparado o custo da cesta básica em Divinópolis com os preços praticados em Belo Horizonte, houve em dezembro/2021 uma variação de 15,2% no custo da cesta entre as duas cidades e um impacto maior no orçamento do trabalhador residente na capital mineira.