04 JAN 2022
Desoneração da folha de pagamento pode gerar mais empregos em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Semde), destaca a importância da prorrogação, pelo Congresso Nacional, da desoneração da folha de pagamento das empresas até o fim de 2023.

O projeto, aprovado em dezembro passado, estabelece que as empresas beneficiadas podem optar por deixar de pagar a contribuição previdenciária calculada sobre a folha de pagamentos, de 20% sobre os salários dos empregados, e continuar a contribuir com a alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. Em tese, a iniciativa oferece um maior incentivo para a contratação de pessoal.

A desoneração pode gerar a contratação de mais trabalhadores, o que repercute em maiores despesas de todas as naturezas (fixas, quase-variáveis e irrecuperáveis). Outra medida é a ampliar a jornada dos trabalhadores já empregados com horas extras, o que repercute em maiores custos variáveis.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo, lembra que a prorrogação da desoneração poderá ter um impacto positivo na geração de empregos em Divinópolis, diante do grande número de empresas e empregos que estão vinculados aos setores beneficiados com a medida. “Em Divinópolis temos 1.242 empresas beneficiados como confecção, construção, transporte, tecnologia, calçados, comunicação, fabricação de equipamentos e pecuária, que tem, juntos, 9.390 postos de trabalho, que poderão ser ampliados com a garantia de que o benefício continuará até 2023. Estes setores tem grande importância para a economia local já que, juntos, equivalem a 11% do número de empresas na cidade e 17% dos postos de trabalho”, avalia.

No setor de Confecção em Divinópolis tem 582 empresas com geração de 3.023 empregos; Construção tem 281 empresas e 2.282 postos de trabalho; Transporte 266 empresas e 1.191 trabalhadores, Tecnologia 65 empresas e 381 empregos, seguido dos setores de Calçados com 22 empresas e 261 postos de trabalho, Comunicação com 17 empresas e 882 trabalhadores, Fabricação de Equipamentos 9 empresas e 889 funcionários, e por fim, Pecuária com 481 trabalhadores.