03 JAN 2022
Castramóvel da Prefeitura chega ao Vila Roseiras
Com o fim de promover a saúde e o bem-estar de cães e gatos, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), inicia nova etapa do programa permanente de castração de cães e gatos a partir de hoje (3/1), no bairro Vila Roseiras.

Os procedimentos cirúrgicos acontecerão até sexta-feira (7/1), no Castramóvel que se encontra na rua Suíça nº 230, Vila Roseiras. Foram disponibilizadas 60 vagas para castrações de cães e gatos e todas já foram preenchidas.

A iniciativa é parte da política de bem-estar animal centrada em temas relacionados com a posse responsável e o estabelecimento de programa de controle populacional e está dirigida à população de áreas periféricas. A ação para reduzir e/ou controlar a população é extremamente importante para a saúde e o bem-estar dos animais e da população.

A esterilização reprodutiva é extremamente efetiva e usa-se em cães e gatos para controlar o número crescente de animais. A Prefeitura tem em conta principalmente a redução do número de animais abandonados nas ruas do município e da propagação de enfermidades que se transmitem entre eles, como cinomose, parvovirose, entre outras, ou são comuns a eles e podem afetar os seres humanos, como raiva, leishmaniose, leptospirose, entre outras.