10 DEZ 2021
Conecte SUS, DataSUS e Painel Coronavírus são alvos de ataque de hackers
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (SEMAD), juntamente com o Diretoria de Tecnologia da Informação, comunica que o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers, nesta madrugada, (10/12). A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.

Segundo o ministério, foram comprometidos os seguintes sistemas:
  • e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI)
  • ConecteSUS - (Emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital)

O DataSUS é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Já o Painel Coronavírus traz o mapeamento da doença no País. O ConecteSus é responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

Em nota, o Ministério da Saúde informou ainda que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal estão investigando a invasão ao sistema. "O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas", destacou.