30 NOV 2021
Semusa divulga primeiras ações do “Dezembro Vermelho”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga uma série de ações do Dezembro Vermelho. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Amanhã (1º/12), a partir das 8h, haverá uma ação educativa, no Zap Auto Posto, localizado na trincheira, da rua Goiás no bairro Orion. No local, haverá aferição de pressão arterial (PA), atualização de cartão com vacinas de rotina, realização de testes rápidos para detecção de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, orientações sobre a luta contra HIV/AIDS, entre outros. A atividade será realizada pelo ESF São Roque e Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Ainda nesta quarta-feira (1º/12) será realizada uma blitz educativa, no entroncamento da avenida Primeiro de Junho com rua Goiás, com distribuição de preservativos e orientações. Haverá a palestra “Prevenção, orientação e conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, ministrada pelo psicólogo Gerson*, e pela médica da unidade do Niterói, Andressa Santos, para os alunos do Senac. Estas ações serão realizadas pela Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Niterói, junto do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No dia 2 e 3 de dezembro, as atividades da blitz educativa, no entroncamento da avenida Primeiro de Junho com rua Goiás, com distribuição de preservativos e orientações, terão continuidade. Haverá realização de testes rápidos para detecção de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, pelos profissionais do Niterói em dois turnos diferentes.

Também no dia 3 de dezembro, das 8h às 11h, na Clínica Fonte Vida, será realizada uma palestra com a temática “Prevenção a Saúde”, além de atividades como orientações a prevenção de IST’s, testes rápidos e distribuição de preservativos, organizada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE)/ Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), junto da Diretoria da Atenção Secundária/Semusa.

Às 14h, no Sesc/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), serão realizadas atividades com orientações a prevenção de IST’s, testes rápidos e distribuição de preservativos, além da palestra “Prevenção a Saúde”, também organizada pelo SAE/CTA, junto da Diretoria da Atenção Secundária/Semusa.