26 NOV 2021
Prefeitura tem ação para o Novembro Azul no Centro Administrativo
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), junto com o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste de Minas Gerais (Sintram), promoveram uma ação para recordar a importância dos cuidados de saúde do homem, dentro da programação do Novembro Azul.

As atividades começaram às 14h, com roda de conversa sobre o tema “Oi machão, desse jeito sua mulher fica viúva!”, dirigido aos servidores que atuam no Centro Administrativo. A palestra esteve a cargo do médico Flávio Marcelino, com mediação da enfermeira do trabalho Inara Tavares e da assistente social Rafaela Silva.

De acordo com o médico Flávio Marcelino, que explicou quais atitudes ajudam a melhorar a saúde como um todo, " diminuir o consumo de sal, açúcar e gordura vegetal, além de fazer atividades físicas regularmente, são algumas das atitudes que a longo prazo melhora a saúde do homem como um todo, assim como realizar exames de rotina ", comentou.

Segundo o prefeito, Gleidson Azevedo, a ação foi muito importante para esclarecimento de dúvidas. " Nos homens precisamos cuidar mais da nossa saúde, porque senão depois no futuro a gente morre e nossas esposas ficam aí e arrumam outro ", brincou.

Para o servidor, Fábio dos Santos (Semad), a palestra ministrada pelo médico foi muito importante. “Gostei bastante, foi bom para esclarecer as dúvidas, deveria haver mais reuniões como essas”, afirmou.

Syulla Rocha, diretora de administração, falou sobre o intuito da ação. “Essa ação é uma forma da prefeitura passar conhecimento e incentivar os servidores, para que possam se prevenir, não somente em novembro, mas que venham ter mais zelo com a saúde sempre”, destacou.

Bruno Camargos Gerente de Recursos Humanos, ressaltou a importância desse tipo de debate. “Essa ação é muito importante para conscientização dos homens com sua saúde”, pontuou.

No térreo do Centro Administrativo, a Semusa, em conjunto com Cresst, organizaram uma tenda da saúde, que ofereceu aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas de rotina, cálculo de IMC, orientações sobre saúde e segurança do trabalho e distribuição de preservativos. Funcionários públicos e cidadãos que visitaram o local puderam realizar teste rápido para detectar infecções sexualmente transmissíveis como hepatites B e C, HIV e sífilis.

Às 16 horas, houve ginástica laboral, orientada por Melina Santos, fisioterapeuta do Cresst, e sorteio de brindes. Inara Tavares, coordenadora do Cresst, destacou sobre as ações “Novembro Azul”. “Estou feliz com o resultado, o desfecho foi muito positivo, e que tenhamos outras oportunidades, em promoção da saúde”, pontuou.

Atividades realizadas tem parceria de: Alumínio Arco Iris Divinópolis, Avivar Alimentos, Escola de Música, Jornal Agora, Rotoplast, SAE/Semusa, Semest, Sintram e Unifor.