26 NOV 2021
CULTURA
Compir e Raça Mundi abrem debate sobre política de cotas e relações étnico-raciais
O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), vinculado à Prefeitura de Divinópolis, e o Movimento Negro de Divinópolis (Mundi), visitaram o Campus Centro-Oeste (CCO) Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na quarta-feira (24/11), para abordar as cotas raciais e as futuras articulações de luta negra.

As organizações foram recebidas pela vice-diretora Cristina Sanches e pela professora Vanessa Couto, integrantes da Comissão de Heteroidentificação da UFSJ. As discussões concentraram-se na condução do processo seletivo, que se realiza no campus de São João del-Rei, e não na unidade de Divinópolis.

Maria Catarina Laborê, conselheira do Compir pelo segmento Mundi, qualificou a reunião de muito rica. “Levantamos algumas situações preocupantes, como denúncias de processos que foram negados”, destacou.

A Comissão de Heteroidentificação disse que manterá o diálogo, incluindo propostas permanentes de eventos, como na área de saúde da população negra. Também realizará encontro específico para avançar na discussão. O CCO-UFSJ iniciou as atividades em 2008 e conta com cursos presenciais de graduação em bioquímica, enfermagem, farmácia e medicina.