25 NOV 2021
Semas participa de reunião com a OIM

A prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participou na tarde de hoje, (25/11), de reunião com Daniel Biagioni, Assistente de Gestão de Informação da Organização Internacional para Migração (OIM), da Organização das Nações Unidas – ONU.

O convite para reunião se deu em resposta à participação da Semas, como respondente da pesquisa sobre as ações voltadas à população em situação de rua, elaborada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/Ministério da Cidadania) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM - ONU), com o objetivo de aprofundar as questões relativas à população em situação de rua no município.

O município de Divinópolis foi selecionado para participação nesta pesquisa com base nas respostas informadas nos
Censos SUAS 2019 e 2020, sendo representado por seus técnicos Maicom Marques de Paula, diretor interino de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, e Michele Teixeira Lopes, referência técnica da Proteção Social de Média e Alta Complexidade.

Na oportunidade os técnicos da Semas apresentaram o banco de dados, dentre outras informações existentes no município acerca desta população, construídos a partir dos atendimentos ofertados a estes através dos serviços existentes no município, tais como: Serviço de Acolhimento ao indivíduo e Famílias em Situação de Rua, Centro de Atendimento à pessoa em Situação de Rua, Casa de Passagem, Serviço de Abordagem à População em Situação de Rua e Serviço de Atendimento ao Migrante.

Segundo Daniel Biagioni, “é um prazer constatar o trabalho de excelência realizado pela Semas, em atendimento a população em situação de rua, principalmente por perceber que esta Secretaria, a partir da criação do Centro de Atendimento à pessoa em Situação de Rua e as ações desenvolvidas neste serviço, demonstrou-se o seu caráter inovador”, afirmou.

Biagioni agradeceu a oportunidade do diálogo, reafirmou o compromisso da OIM no que tange ao apoio e suporte para atendimento à população em situação de rua no município e reforçou o convite para participação dos seminários sobre levantamentos e pesquisas sobre população de rua que já se encontra no seu quarto encontro, do total de nove que serão realizados até o dia 14/12/2021.

É importante ressaltar que os técnicos da Semas estiveram presentes em todos os seminários realizados pela OMI.