22 NOV 2021
Exposição “Ferrovia em Divinópolis” está aberta para visitação
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), está com a exposição “Ferrovia em Divinópolis: uma viagem entre trilhos e estações, rumo ao progresso”, aberta no Arquivo Público Municipal, que fica localizado na Praça Pedro X. Gontijo, antiga Praça da Estação. A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Essa exposição registra a importância da trajetória ferroviária na transformação de nossa localidade, de pequeno arraial à cidade de destacado desenvolvimento em Minas Gerais.

A exposição mostra fotografias do arquivo público, textos e objetos que testemunham a história ferroviária em nossa cidade. Além disso, a amostra estará em exposição por um período indeterminado por marcar a reabertura do setor neste novo espaço de memória e história.

De acordo com o bibliotecário do Arquivo Público, Markinhos Crispim, a mostra busca mostrar a história da cidade.  “Com o acervo em exposição e textos criteriosamente selecionados, buscamos evidenciar a importância da história ferroviária, principalmente, agora quando a própria Estação Ferroviária Central se torna também um espaço que abriga a memória da cidade de Divinópolis. O material impresso traz um breve relato histórico, acompanhado por peças e objetos de época e busca avivar a memória de alguns e aguçar a imaginação de outros. É, portanto, um recorte charmoso e rico de nossa história ferroviária preparado com carinho para os nossos visitantes", destacou.