18 NOV 2021
Prefeitura realiza ações neste Novembro Azul para os servidores
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), pelo Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste de Minas Gerais (Sintram), realizará, neste mês do “Novembro Azul”, várias ações relembrando aos servidores públicos a importância dos cuidados da saúde do homem.

De acordo com o cronograma, na quarta-feira (24/11) às 8h, acontecerá o Café com Prosa – Quebrando Tabus, para os servidores que atuam no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa). A ação terá como palestrante André Barragat, mediado por Gustavo Dias Araújo (Cresst), Geise de Fátima Silva e Lucilândia Monteiro (Sintram). No mesmo local, às 10h, haverá ginástica laboral com a fisioterapeuta, Melina de Melo Santos.

Ainda no dia 24 de novembro, às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), haverá uma apresentação musical Escola de Música, além de uma nova palestra com o médico André Barragat, exibidos simultaneamente por uma live no Instagram da Prefeitura de Divinópolis, mediada por Samara Souza.

A próxima ação será na sexta-feira (26/11) às 7h no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) / Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), onde haverá novamente um café seguido de muita conversa e uma palestra do médico Flávio Marcelino, coordenado por Gustavo Dias Araújo (Cresst) e Geise de Fátima Silva (Sintram). Haverá também a realização de testes rápidos para VDRL, Hepatites B e C e HIV pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para todos os servidores que atuam no pátio.

Ainda na sexta-feira (26/11), às 14h, haverá uma roda de conversa com o tema “Oi machão, desse jeito sua mulher fica viúva!”, voltada para os servidores que atuam no Centro Administrativo. O palestrante será médico Flávio Marcelino e a palestra será mediada por Inara Aparecida Faria Tavares e Rafaela Santos Silva.

No mesmo dia, no térreo do Centro Administrativo, às 14h, acontecerá uma tenda da saúde que oferecerá diversos serviços, como: aferição de pressão arterial, atualização do cartão de vacina (de rotina de Posto de Saúde), cálculo IMC e orientações, testes rápidos de VDRL, Hepatites B e C e HIV e orientações sobre saúde e segurança do trabalho. Os serviços oferecidos estão disponíveis para os servidores e cidadãos que passarem pelo local. Esta ação será organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em conjunto com o Cresst.

Às 16h, acontecerá uma ginástica laboral, orientada pela fisioterapeuta Melina de Melo Santos do Cresst.

Atividades realizadas tem parceria de: Alumínio Arco Iris Divinópolis, Avivar Alimentos, Escola de Música, Jornal Agora, Rotoplast, SAE/Semusa, Semest, Sintram e Unifor.