18 NOV 2021
Educação para as relações étnico-raciais é tema de nova live do Compir
A Prefeitura de Divinópolis informa que o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), composto por representantes do poder público e da sociedade civil, transmitirá palestra sobre o tema “Educação das relações étnico-raciais ‒ Lei 10.639/2003” na sexta-feira (19/11), às 8h30, pelo Google Meet.

O evento, com apoio do Movimento Negro de Divinópolis (Mundi), estará dedicado à Semana da Educação para a Vida e dirigido a educadores das Escolas Estaduais São Francisco, Coronel Aristides de Batista e Bom Jesus da Vereda, pertencentes à 30º Superintendência Regional de Ensino (SRE – Pirapora).

A ativista e militante de educação étnico-racial Maria Catarina Vale, conselheira pelo segmento Mundi, falará sobre a educação antirracista como força transformadora. “Cada escola que me chama ou chama outras pessoas negras ou de povos originários para falar das vivências, estudos e trajetórias dão mais um passo na luta por ambiente educacional mais humano”, disse Vale. “Precisamos apresentar as referências para população negra a todo tempo, não apenas nos meses “negros” não apenas em novembro.”

A Lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino de culturas africanas, afro-brasileiras e de povos originários, é de 2003. Apesar da formação do país começar antes disso, apenas no início da década passada lei foi aprovada para garantir que conteúdos que dizem respeito à identidade e cultura da maior parte da população brasileira sejam abordados nas escolas públicas.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024