12 NOV 2021
Semej parabeniza esportistas pelo Dia do Esporte Amador
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), parabeniza todos os atletas amadores que praticam qualquer esporte por lazer pelo Dia do Esporte Amador, que é comemorado dia 15 de novembro.

Pessoas que, por pelo menos três vezes na semana durante 30 minutos, praticam qualquer esporte, seja correndo, pedalando, nadando ou se exercitando, já são definidas como atletas amadores, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A prática de esportes além de uma maneira de diversão, trazem benefícios tanto físicos quanto mentais.

O sedentarismo é considerado o 4º maior risco de morte no mundo, de acordo com a OMS, e três em cada quatro mortes no Brasil estão ligadas a essa condição. São mais de 3 milhões de pessoas no mundo que morrem por doenças que poderiam ser prevenidas com a prática regular de atividades físicas.

De acordo com o coordenador de Esportes, Rinaldo “Xisto” Gontijo, “o esporte amador é importante na formação do caráter e cidadania, promovendo a saúde, integração, espírito de superação, respeito, além de contribuir para a melhoria da autoconfiança e autoestima”, afirmou.

Xisto lembrou ainda que, em Divinópolis, são diversas manifestações do esporte amador, desde a formação esportiva nas escolas municipais, estaduais e privadas, as atividades oferecidas em clubes e academias, espaços privados de esporte e lazer, escolas de esporte privadas, quadras de aluguel. “Nestes locais as pessoas podem se reunir e formar grupos de prática esportiva, até as equipes que visam competição, com treinamento específico para o esporte de rendimento, em diversas modalidades esportivas”, destacou