08 NOV 2021
CULTURA
Aberta exposição “Ferrovia em Divinópolis: Uma viagem entre trilhos e estações, rumo ao progresso”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou hoje (8/11), no hall de entrada do Centro Administrativo, a abertura da exposição “Ferrovia em Divinópolis: Uma viagem entre trilhos e estações, rumo ao progresso”.

A exposição conta a história da ferrovia e como o serviço ferroviário foi de extrema importância para a história e desenvolvimento do município, fazendo com que a cidade se tornasse o principal polo do Centro-Oeste.

Segundo o prefeito, Gleidson Azevedo, falar da história de Divinópolis é falar da história da ferrovia. “O que esta gestão está fazendo é colocar a cidade nos trilhos. Sabemos da importância da ferrovia para a história de Divinópolis e com esta exposição mostramos o quanto valorizamos esta história”, comentou.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, é sempre um prazer homenagear nossa história. “Nós não podemos desprezar e nem esquecer nossas histórias e nossas origens, Divinópolis cresceu e se desenvolveu graças à ferrovia, a mesma que estamos homenageando hoje”, ressaltou.

Para o vereador Edson Souza, não tem como falar de Divinópolis sem falar da história ferroviária. “Estou muito satisfeito com esta homenagem que estamos prestando hoje através desta exposição da ferrovia. Quero agradecer a presença do ex diretor da escola ferroviária que veio aqui compartilhar um pouco de sua história com a gente, é uma grande honra”, agradeceu.

De acordo com o ferroviário e diretor da Escola Profissional da Rede Ferroviária aposentado, Antônio Costa, o amor pela ferrovia veio através de seu pai, que também era ferroviário. “Fui estudante na escola profissional, fui operário da rede e através do apoio de meus companheiros me tornei o diretor da escola que um dia fui aluno. Tenho muito orgulho da história da ferrovia e seu desenvolvimento ao longo dos anos”, explicou.