26 OUT 2021
PREFEITO
Prefeito sanciona Dia Municipal da Academia Divinopolitana de Letras
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, sancionou a Lei nº 8.913 instituindo o Dia Municipal da Academia Divinopolitana de Letras (ADL): 8 de junho. A nova legislação foi publicada nesta terça-feira (26/10) no Diário Oficial dos Municípios.

De acordo com a publicação, esta data foi o dia de fundação da instituição literária e cultural no município de Divinópolis que agora fará parte do Calendário Oficial do Município de Divinópolis.

Conforme a lei, o dia instituído tem a missão de demonstrar o reconhecimento da população divinopolitana ao trabalho desempenhado por todos os escritores membros da Academia Divinopolitana de Letras. Também tem o objetivo de realizar eventos culturais que estimulem a leitura e a produção literária no município.

Outro objetivo da lei é comemorar a realização de reunião solene pela Academia Divinopolitana de Letras a criação da mais importante e tradicional instituição cultural e literária de Divinópolis.

A ADL foi fundada há 58 anos e, em 21 de junho, eleita a primeira diretoria, sendo escolhido como primeiro presidente Gentil Ursino Valle, em reunião presidida por José Maria Campos, o mais idoso dos presentes.

A sede fica ao lado da Praça dos Ferroviários onde está instalada a Maria Fumaça, em frente à entrada principal da Rede Ferroviária, atual Ferrovia Centro-Atlântica (FCA/VLI) Logística.