22 OUT 2021
Plano de Segurança Alimentar e Nutricional é apresentado oficialmente

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), apresentou, nesta quinta-feira (21/10), o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

O evento, realizado no Auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), lançou o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que foi transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura.

Na semana de 16 a 22 de outubro é o período dedicado para chamar a atenção da fome e a insegurança alimentar, que afeta centenas de milhões de pessoas. Várias ações foram realizadas durante a semana na cidade como palestras, ações e roda de conversa sobre o tema.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans), Adriano Martiniano Santos, destacou o empenho da atual gestão para reduzir o número de pessoas em situação de segurança alimentar com SAN.  “Como presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, presenciamos um ato tão importante e um avanço histórico dentro da política de segurança alimentar em nosso Município. Não posso deixar de ressaltar a luta dos conselheiros que sempre estiveram engajados nesta causa, dedicando seu tempo e conhecimento para que chegássemos até esse momento tão especial”, afirmou.

A vice-prefeita de Divinópolis e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida, apresentou o Plano de Municipal de Segurança Alimentar e seus integrantes. “Precisamos de politicas públicas para as pessoas tenham acesso a alimentação. É necessário ter qualidade e quantidade para ter uma alimentação segura, não adianta ter uma alimentação saudável sem quantidade suficiente. Isso que queremos para Divinópolis e vamos fazer”, disse a vice-prefeita.

O plano tem a missão de definir diretrizes para elaboração, acompanhamento e monitoramento da política municipal de soberania e segurança alimentar, nutricional sustentável e as ações relacionadas por desenvolver com programas e projetos concebidos e executados intersetorialmente pela Caisan.

O professor e membro do Conselho Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (Comusan-BH), Leonardo Koury Martins, ministrou palestra sobre o tema “O Papel do Banco de Alimentos e da Sociedade Civil no Combate à Fome e ao Desperdício”.

Participaram do evento os secretários municipais Gustavo Mendes (Agronegócios e Serviços Urbanos), Pablonelli Vital (Meio Ambiente), Juliana Coelho (Social). Também estiveram presentes a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano da cidade de Formiga, Daniane Nunes; o diretor de Segurança Alimentar, Anuar Teodoro e a secretária de Desenvolvimento Social de Pompéu, Gelva Reis.

Adriana Silva da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Cooprafad) e Rosângela Tavares da Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad) também participaram do evento.

A Caisan é composta pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Governo (Segov), de Agronegócios (Semag), de Saúde (Semusa), de Educação (Semed) e de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam).