A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou na sexta-feira, (15/10), uma ação de conscientização sobre a prevenção da sífilis, recordando o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita (16/10), na Estratégia Saúde da Família (ESF) Djalma Dutra.
Durante a ação, a enfermeira Cynthia Camila realizou uma roda de conversa com as mulheres presentes sobre a importância dos cuidados gerais com a saúde e a prevenção às doenças - como a Sífilis, o câncer de mama e do colo de útero, tendo como foco também o “Outubro Rosa”.
A equipe ofereceu um café da manhã e sorteou brindes para as convidadas. Durante todo o mês de outubro será intensificado a realização de testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), principalmente testes de Sífilis.
O Sífilis, ou Lues, é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, essa é uma doença que tem cura e é exclusiva do ser humano, tendo como principal via de transmissão, o contato sexual, mas também pode ser transmitida por sangue contaminado.
Para se prevenir da doença, o uso de preservativos tanto femininos como masculinos durante todas as relações sexuais é a maneira mais segura. Fique atento a possíveis manchas e feridas, sempre procure um profissional e mantenha o cuidado frequente.
Todas as unidades de saúde oferecem testagem rápida para IST, incluindo a sífilis. Procure um profissional de saúde e solicite a realização do teste e aconselhamento.