20 OUT 2021
Oficinas do Acessuas Trabalho capacitam beneficiários da assistência social
A Prefeitura Municipal de Divinópolis juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), cuja execução em Divinópolis está a cargo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais (Ides-MG), já desenvolveu oficinas de orientação temática sobre o mercado de atividades em doze espaços do território. A próxima reunião será realizada no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Sudoeste.

Os cursos são ministrados no mínimo uma vez por semana, de manhã e à tarde, com duração de uma hora e meia a três horas, nos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e nos locais organizados por entidades e serviços parceiros em conjunto com os Cras e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), que são as portas de entrada ao programa. Durante a implementação dos 52 ciclos de oficinas, cada um dos quais constará de quatro encontros, até 1.300 pessoas serão atendidas.

Até o momento, as oficinas foram realizadas nos Cras Jardinópolis, Noroeste e Sudeste, na Casa dia, na Comunidade Servos da Cruz, na Comunidade Terapêutica Pérolas, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infanto-Juvenil (Caps I), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), na Casa de Passagem São Francisco, na E.E. Vicente Mateus, no Projeto Pão da Alma e no Creas.

Oficinas

Alguns formatos que se oferecem são: workshops, rodas de conversa, palestras, oficinas de trabalho e dinâmicas. Os temas tratados incluem “Desenvolvimento de habilidades sociais”, “Aspectos do mundo do trabalho”, “Formas de inserção no mercado de trabalho”, “Vivências no mundo do trabalho”, “Cuidados com a saúde mental”, entre outros.

Os eventos desenvolvem-se dinamicamente com interação dos participantes usando recursos didáticos que permitem o intercâmbio de experiências entre os atores envolvidos

O público-alvo são populações urbanas e rurais com idade de 14 a 59 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, com prioridade para usuários de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, assim como atendidos e acompanhados pela Proteção Social Básica e Especial.

O Acessuas Trabalho busca realizar a identificação e sensibilização dos usuários, promover o desenvolvimento de habilidades e orientação para o mercado de trabalho, fomentar o acesso a oportunidades e realizar o monitoramento do percurso do usuário.

A Semas, por intermédio dos Cras e do Creas, é o organismo encarregado de encaminhar jovens e adultos aos cursos. Confira as portas de entrada:

Cras Nordeste
Coordenador Marco Túlio
cras-nordeste@divinopolis.mg.gov.br

Cras Sudeste
Coordenadora Patrícia Figueiredo
cras-sudeste@divinopolis.mg.gov.br

Cras Noroeste:
Coordenador Lucas José
cras-noroeste@divinopolis.mg.gov.br

Cras Sudoeste
Coordenadora Liliane Rios
coordenacaocrassudoeste@gmail.com

Cras Sudoeste II
Coordenadora Adriana Eva
crasjardinopolis2020suas@gmail.com

Creas
Coordenadora Eliana Guimaraes
creasdivinopolis@gmail.com

Para mais informação sobre como acessar o Programa Acessuas Trabalho, comunique-se com o Ides-MG Divinópolis, Rua Paraíba, nº 19, Centro, (37) 3071-6005.