18 OUT 2021
Settrans emite nota sobre extravio de dispositivos auxiliares de trânsito
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), informa que casos de extravio ou até mesmo furto de dispositivos de uso temporário (cones e cavaletes) são frequentes no município.

Os dispositivos são de extrema importância para garantir o ir e vir seguro de quem usa as vias urbanas, pois são usados para sinalizar interdições, indicar desvios e sinalizar situações de risco para veículos ou pedestres, como buracos.

A Settrans pede aos cidadãos que, ao deparar com o material de sinalização na via, não retirem os dispositivos do lugar e obedeçam as indicações. Se notar que as reparações já terminara, ou por algum motivo a sinalização não tenha função aparente, contate a secretaria pelo número 153 para que a equipe se desloque até o local para averiguar a situação e até mesmo recolher o material.

Extravio

Em agosto, a Secretaria recuperou 9 cavaletes que haviam sido extraviados: 3 estavam em lote vago; e 6, no interior de imóveis particulares. Segundo o Lucas, Estevam, Secretário da pasta, a recuperação desse material representa economia para os cofres públicos e para a população, uma vez que a reposição do material tem custo elevado.

A Settrans alerta que o furto e a receptação dos dispositivos são crimes previstos nos artigos 155  e 180 do Código Penal, com penas que variam de reclusão de um a quatro anos até multa.