05 OUT 2021
Prefeitura destaca o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semde) ressalta que, nesta terça (5/10), é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

A data está associada à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, regulamentada pela lei nº 9.841, publicada em 5 de outubro de 1999.

A Micro e Pequena Empresa constitui a base da economia brasileira, representando 98% dos empreendimentos do país e respondendo por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dados do município

Segundo dados da Receita Federal, Divinópolis conta com 30.970 micro e pequenas empresas, sendo 20.959 (67%) constituídas por Microempreendedores Individuais (MEI), 8.548 classificadas como microempresa e 1.423 empresas de pequeno porte (EPP).

Em relação ao setor econômico, 41,36% das micro e pequenas empresas do município são do setor de serviços, seguidas pelo comércio (31,53%), indústria (19,2%), construção civil (7,49%) e agricultura (0,42%).

As cinco maiores atividades econômicas entre micro e pequenas empresas na cidade são: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 2.036 empreendimentos registrados, seguida por cabeleireiros, manicure e pedicure (1.563); confecção de peças do vestuário (exceto íntimas e sob medida), com 1.360; promoção de vendas, com 1.040 empresas e obras de alvenaria, com 789.

Até julho, foram registradas 3.620 novas micro e pequenas empresas apenas neste ano. A projeção é de que 2021 seja o ano onde mais empresas deste porte foram criadas, superando o ano de 2020, quando 5.204 novas micro e pequenas empresas foram abertas.