05 OUT 2021
Semas homenageia idosos com ação social na rua São Paulo

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) celebrou o Dia D, dedicado aos Dias Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade, com atividades culturais, esportivas, de saúde, assistência social e blitz educativa, na sexta-feira (1º/10), quando o Estatuto do Idoso completou 18 anos.

A ação social foi realizada durante a manhã, no quarteirão fechado da rua São Paulo, para trabalhar a valorização, o respeito, a atenção à saúde e melhor qualidade de vida entre as pessoas maiores de 60 anos. O trabalho contou com a participação do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e secretarias municipais de Saúde (Semusa); de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans); de Cultura (Semc) e de Esportes e Juventude (Semej).

O evento foi parte do calendário de atividades da Semana do Idoso. Juliana Coelho, secretária municipal de Assistência Social, disse que objetivo foi conscientizar os cidadãos não só sobre o cuidado com a terceira idade, mas também sobre os direitos dos idosos, que “a cada dia são mais violados”.

Ela acrescentou: “O SCFV é importante equipamento de convivência, socialização, lazer e garantia de direitos e tem sido sede de importantes atividades interativas e sociais há anos. Durante a pandemia, sabemos quão mais isolados e vulneráveis se tornaram os idosos, e a expectativa é que as intervenções satisfação as necessidades destes”.

Atividades
A Unidade de Saúde Central ofereceu aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar e rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, em colaboração com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que orientou o público sobre CadÚnico, Bolsa Família e outros benefícios sociais. Por meio da Semc, a equipe dos Doutores Palhaços também participou da animação do evento.

“A pessoa idosa necessita de cuidados e deve ser valorizada como parte viva de processo histórico”, disse Aparecida Moreira, técnica de referência do idoso.

A ação contou com apresentação do coral do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que trouxe cerca de 80 idosos ao local. O educador físico Rinaldo Xisto e a equipe da Semej ministraram aos idosos e comunidade em geral atividade física, que incluiu alongamento e movimentos corporais.

A Settrans ajudou na blitz educativa distribuindo cartilhas para aumentar a conscientização pública sobre os direitos dos idosos.