30 SET 2021
SAÚDE
Projeto Final Feliz beneficia pacientes com câncer que precisam de reconstrução mamária
Nesta sexta-feira (1º/10) acontece o lançamento do projeto “Final Feliz – Reconstruindo Dignidade” que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres acometidas pelo câncer de mama e que necessitam de cirurgia reconstrutora pelo SUS. A ação também atenderá a reprimida de cirurgias de reconstrução mamária e organizará o fluxo contínuo deste atendimento.

Esta é uma parceria inédita em prol da saúde entre a Prefeitura de Divinópolis, Câmara Municipal, Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) e Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom).

A cerimônia de assinatura do projeto, faz parte das atividades de lançamento da Campanha “Outubro Rosa” e contará com a participação de representantes das entidades parceiras e acontecerá no auditório do Complexo de Saúde São João de Deus.

Com o projeto em execução, as instituições parceiras esperam ainda reduzir o tempo de espera dos pacientes em tratamento de câncer de mama, para o acesso à cirurgia de reconstrução mamária.

De acordo com o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, este projeto tem um impacto de grande importância na autoestima das mulheres que serão atendidas pela rede pública de saúde na garantia da integralidade da saúde, física, mental e social. “O projeto devolve a autoestima das mulheres, que em função do câncer em alguns casos perdem a mama. Com este projeto, que estabelecerá fluxo de atendimento e atenderá a demanda reprimida, estaremos resgatando a dignidade dessas mulheres e melhoria da qualidade de vida”, destacou.

Para participarem do projeto, as pacientes seguirão o Protocolo de Reconstrução Imediata de Mama - Serviço de Mastologia desenvolvido pela ACCCOM, que será detalhado durante a assinatura do projeto.