28 SET 2021
SAÚDE
Ações contra dengue coletam mais de 21 toneladas de potenciais criadouros do mosquito
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) - Vigilância em Saúde Ambiental, anuncia que as atividades de limpeza recolheram 21.637 quilos de resíduos sólidos urbanos no mês de agosto.

Neste período, os agentes de endemias atuaram em 46 bairros. O objetivo é evitar a disseminação de Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Foram retirados 11.549 quilos de reservatórios, mais 10.088 quilos de pneus.

Os materiais coletados, distribuiu-se da seguinte maneira pelas regiões da cidade:

Central ‒ 550 quilos de reservatórios e 36 quilos de pneus, no Esplanada, Centro e Sidil.

Sudeste ‒ 482 quilos de reservatórios e 2.601 quilos de pneus, no Aeroporto, Chácaras BH, Lagoa Park, Nossa Senhora das Graças, Paraíso, Santa Bárbara, Santa Lúcia, Antônio Fonseca, Dona Quita, Interlagos, Padre Eustáquio e Santa Rosa.

Nordeste ‒ 3.245 quilos de reservatórios e 641 quilos de pneus, no Manoel Valinhas, Danilo Passos II, Vila Romana, Cidade da Luz, Halim Souki, Icaraí, São Luís, Espírito Santo e São Lucas.

Sudoeste ‒ 410 quilos de reservatórios e 619 quilos de pneus, no Realengo, Itacolomi, Bela Vista, Catalão, São Judas, Jardinópolis, Belvedere e São José.

Oeste ‒ 2.262 quilos de reservatórios e 5.645 quilos de pneus, na Vila Belo Horizonte, Santa Cruz, Planalto, São Roque, Dulphe Pinto de Aguiar, Rancho Alegre, Tietê e Orion.

Norte ‒ 4.600 quilos de reservatórios e 396 quilos de pneus, no Prolongamento do Bom Pastor, Serra Verde, Jardim das Oliveiras e Padre Libério.

Nordeste Distante ‒ 150 quilos de pneus no Centro Industrial.

Equipamentos como caminhão, caminhonetes pickup, sacos plásticos e luvas são usados durante a atividade de coleta. Os alvos são residências cujos moradores são acumuladores sem condição para remover os resíduos sólidos domésticos ou em outra questão social e os bairros com alto risco de epidemia de dengue segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

Casos de possíveis focos de mosquitos da dengue devem ser informados pelo App Divinópolis ou chamando a Vigilância Ambiental pelo telefone 3229-6822.