27 SET 2021
Prefeitura e Governo de Minas discutem projeto do Gasoduto em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde), deu continuidade às tratativas com o Governo de Minas sobre a implantação do gasoduto na região Centro-Oeste.

Uma reunião virtual foi realizada na manhã desta segunda-feira (27/9) com participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves; a diretora de Desenvolvimento, Graciela Caputo; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme Duarte; e a presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (ACID), Alexandra Galvão.

O projeto de expansão do gasoduto tem como objetivo ligar os municípios de Betim a Divinópolis, contemplando também municípios como Juatuba e Itaúna. Este projeto estava inicialmente contemplado no plano de ressarcimento da Vale pela tragédia de Brumadinho mas, após deliberação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a versão final aprovada do acordo deixou de fora projetos apresentados inicialmente, dentre eles os investimentos para a expansão desse trecho do gasoduto.

A partir desse cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG) e a Gasmig, empresa pública responsável pelo fornecimento de gás no estado, iniciaram um estudo para avaliar o investimento de expansão do gasoduto a partir de investimentos da própria companhia. Este estudo ocorrerá até dezembro de 2021, e avaliará a viabilidade do projeto que trará o gasoduto até Divinópolis, que tem expectativa de investimento na ordem de R$500 milhões.

A disponibilidade energética através do gasoduto faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico “Divinópolis 2030”, implementado pela Administração Municipal e validado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Comdes).

Por se tratar de um projeto estratégico, tem a atenção especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e envolvimento do setor produtivo de Divinópolis, que juntos elaborarão um estudo de projeção de demanda do gás no município. Toda a tratativa se dá em alinhamento ao Governo de Minas, e tem por objetivo gerar insumos para a implantação do projeto pela Gasmig que viabilize a implantação do gasoduto que atenda Divinópolis.