23 SET 2021
Prefeitura informa sobre malefícios do estresse
Nesta quinta-feira (23/9) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Estresse, tema que vem sendo muito relevante nos últimos anos, devido à pandemia do coronavírus e os desgastes causados à saúde mental da população. Pensando nisso, a Prefeitura de Divinópolis, informa à população os malefícios à saúde que o estresse pode causar.

A palavra estresse, mais conhecida na palavra inglesa "stress", significa “pressão, tensão ou insistência”. O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorrem quando surge a necessidade de uma adaptação a um grande acontecimento em nossas vidas. Saber lidar com esses momentos que, desde o início da pandemia da Covid-19, são diários na vida de muitos, evita distúrbios mentais como depressão, ansiedade, entre outros.

A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão. Entre os principais sintomas, estão: agitação; mãos ou pés frios; boca seca; dor no estômago; suor; tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros; aperto na mandíbula, ranger os dentes ou roer unhas; diarréia passageira; insônia; batimentos cardíacos acelerados.

Além disso, pode ocasionar: respiração ofegante; aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea; problemas com a memória; mal-estar generalizado; sensação de desgaste físico constante e mudança no apetite, entre outros sintomas menos comuns.

A prevenção do estresse não é uma tarefa simples quando não temos auxílio e controle de nossas emoções. Para ter uma mente e o corpo saudáveis para fugir do estresse, é preciso seguir algumas recomendações: ter uma alimentação variada e saudável; praticar atividade física regularmente; respirar corretamente; ter hobbies; relaxar e fazer atividades prazerosas, sempre que possível e buscar ajuda profissional.