23 SET 2021
Vigilância Ambiental elimina 300 kg de resíduos sólidos no bairro Chanadour
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), removeu 300 quilos de garrafas inadequadamente descartadas, que serviam de criadouro de mosquitos Aedes aegypti, em lotes vagos próximos à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), bairro Chanadour.

Durante a campanha, dois agentes de endemias da Vigilância Ambiental retiraram os recipientes usando equipamentos como caminhonete pick up, sacos plásticos e luvas. Os reservatórios de água são perigosos criadouros de larvas do mosquito transmissor do vírus da dengue, da chikungunya, do zika e da febre amarela, cujo ciclo de vida compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

Para garantir limpeza e segurança aos moradores da cidade, o grupo de trabalho segue o cronograma de bairros com alta taxa no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) ou grande número de casos reportados, disse Juliano Cunha, supervisor-geral de Vigilância Ambiental.

Casos de possíveis focos de mosquitos da dengue devem ser informados no App Divinópolis ou chamando-se a Vigilância Ambiental à 3229-6822.