17 SET 2021
EDUCAÇÃO
Escola Paulo Freire comemora o centenário de professor que dá nome a instituição
A Prefeitura de Divinópolis informa que a Escola Municipal Professor Paulo Freire, localizada no bairro Dona Rosa, comemorará o centenário do professor e filósofo Paulo Freire, que completaria 100 anos no dia 19 de setembro.

A homenagem, ao considerado “patrono da educação brasileira” e que dá nome à escola, será restrita aos estudantes, funcionários da instituição e convidados especiais, seguindo todos os protocolos de saúde e enfrentamento à Covid-19.

A escola recebeu uma pintura especial nos muros internos com a caricatura de Paulo Freire, com frases relembrando a importância da educação, especialmente em relação a alfabetização, além de cartazes e decorações festivas. Um enorme bolo será distribuído aos participantes nesta data.

Além disso, haverá contação da história: "O menino Paulo", baseada na obra e vida de Paulo Freire. As professoras Eloísa Helena Rabelo, Miriam Cristiane de Carvalho Brito e o professor Vanduil Macedo Araújo Júnior darão vida e emoção a trajetória desse professor que é referência em ensino.

A diretora Josiane Oliveira Souza relata o quanto toda a comunidade escolar admira Paulo Freire e que o amor pela educação é rotina. "Quando volto a ver as crianças, os professores, funcionários da escola com um sorriso no olhar, seguindo os protocolos sanitários, a emoção me consome. Sentimos que Paulo Freire está lá, é a educação na sua plenitude", concluiu.