A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde), apoia a iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL) em oferecer dicas para comerciantes melhorarem a relação da empresa com seu cliente, resultando no impulsionamento das vendas e aumento no número de clientes.
A ação é em referência ao Dia do Cliente, celebrado nesta quarta-feira (15/9). A data foi criada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego em 2003 para alavancar e incentivar o consumo em um mês onde as compras do varejo não costumam estar em alta.
Dicas para lojistas
Interação com o consumidor: Em uma era digital, é fundamental que a empresa invista na relação com o cliente por meio das redes sociais, postando fotos e até mesmo lives oferecendo seus produtos e serviços, ampliando o alcance, não se limitando apenas a loja física.
Monitorar o que os clientes falam sobre a marca é uma maneira de destacar os pontos a serem melhorados e traçar estratégias a longo prazo para a melhoria da relação com o consumidor.
Melhorar o atendimento: tire as dúvidas, envie mensagens para parabenizá-los pelo dia do cliente e outras datas comemorativas, ofereça cupons de desconto, dê uma promoção-relâmpago, atraindo e fidelizando o cliente, além de satisfazê-los, fazendo com que entrem em contato nos momentos de necessidade.
Consolide-se no meio digital: com o crescimento do e-commerce, a loja não deve apenas se limitar ao espaço físico. As redes sociais são o meio mais prático e barato de vender produtos e serviços, como espaço para “vitrine virtual”, além do atendimento ao cliente por mensagens diretas. Caso haja crescimento, migre para um site, que será um espaço exclusivo para a loja.