13 SET 2021
Prefeitura comemora Dia do Médico Urologista
Neste último domingo (12/9), foi comemorado o Dia do Médico Urologista, uma profissão que cuida dos órgãos genitais masculinos. Diante disso, a Prefeitura de Divinópolis, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), parabeniza e agradece a todos os profissionais da área pelos serviços prestados à população.

O médico urologista é aquele responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar alterações no sistema urinário das mulheres e dos homens, principalmente no caso de homens a partir dos 45 a 50 anos, pois dessa forma é possível prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata e outras alterações.

Na primeira consulta com o urologista é normalmente realizada uma avaliação geral para saber o estado geral de saúde da pessoa, além de serem indicados exames que avaliem o sistema urinário masculino e feminino, além de exames que avaliem a fertilidade masculina.

A ida ao médico urologista é recomendada tanto para homens quanto para mulheres de qualquer idade, quando existem sinais e sintomas relacionados com o sistema urinário, como por exemplo dificuldade ou dor para urinar, dor nos rins, alterações no pênis, mudanças nos testículos ou aumento na produção de urina.

Para ter acesso ao serviço de um urologista, na rede pública, o interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer uma avaliação. Assim a equipe de saúde terá mais informações para melhor encaminhar o cidadão ao setor que corresponda a sua necessidade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024