08 SET 2021
Prefeitura homenageia Dia Mundial do Fisioterapeuta
Nesta quarta-feira (8/9) é comemorado o Dia Mundial do Fisioterapeuta, em razão disso a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), parabeniza a todos os profissionais fisioterapeutas.

De acordo com a Semusa, o fisioterapeuta é o profissional responsável por ajudar as pessoas a superar problemas musculares, esqueléticos e na recuperação de doenças. Diante disso, em 1996 como forma de prestigiar esses profissionais foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), a data comemorativa.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), os profissionais fisioterapeutas desenvolvem ações de promoção, prevenção e educação em saúde, realizando detecção precoce e redução de riscos a partir de atividades de reabilitação de distúrbios cinesiofuncionais e ações em grupos. Além disso, desenvolvem atividades integrando a recuperação e prevenção a incapacidades ou doenças, intervindo tanto no âmbito individual quanto no coletivo.

Estas ações, são realizadas nas unidades básicas de saúde, Estratégias de Saúde da Família (ESF), salões comunitários, praças, escolas e no domicílio. Realizando avaliações e orientações individuais, atendimento em grupos específicos, atividades coletivas, práticas integrativas, avaliações e orientações domiciliares, avaliação e prescrição de órteses e próteses, estimulação e orientações para o autocuidado.

Já na Atenção Secundária à Saúde, os profissionais prestam assistência às atividades fisioterapêutica cardiovasculares; pneumofuncional (incluindo a reabilitação pós-covid); nas disfunções músculo esqueléticas e alterações neurológicas. Além disso, fazem avaliações e realizam prescrição de órteses e próteses. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também possui fisioterapeutas que trabalham a reabilitação dos usuários assistidos pelo serviço.

As ações são voltadas para todos os grupos populacionais, sem restrições. Para ter acesso ao serviço, procure a Unidade de Saúde mais próxima e solicite uma avaliação. Assim a equipe de saúde terá mais informações para melhor encaminhar o cidadão ao setor que corresponda a sua necessidade.