08 SET 2021
Semed celebra Dia Mundial da Alfabetização com projetos, programas e avaliações
Hoje (8/9), a Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), comemora o Dia Mundial da Alfabetização. Retornando às atividades presenciais, depois de mais de um ano de ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, a Semed trabalha com as unidades escolares para reconhecer defasagens e planejar intervenções pedagógicas com enfoque na alfabetização.

Na rede municipal de ensino, as diretrizes para garantia da alfabetização de crianças, adolescentes e adultos são desenvolvidas por meio de projetos pedagógicos institucionais, como o projeto Minha Cidade Lê, parcerias com programas federais e análise de resultados de avaliações externas: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).

O Dia Mundial da Alfabetização foi estabelecido pela ONU/Unesco em 8 de setembro de 1967 para ressaltar a importância social da alfabetização. A alfabetização é direito humano e parte da política pública de educação no Brasil.

Cenário global

A celebração foi instituída com objetivo de reunir temas e problemas relacionados com a alfabetização em todo o mundo, fomentando debate generalizado sobre a importância da alfabetização, especialmente em países onde nível considerável de analfabetismo ainda existe.

Estima-se que ainda haja quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e considera-se que aproximadamente 250 milhões de crianças sejam analfabetas funcionais, o que significa que não podem interpretar textos.

O objetivo não é só ensinar a ler e escrever, mas também fazer que jovens e adultos saibam interpretar textos criticamente e desenvolver o gosto pela leitura.