01 SET 2021
Settrans promove campanha da Semana Nacional do Trânsito
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), convida toda a população e, principalmente, as empresas que motivam a segurança no trabalho, para participarem da Semana Nacional de Trânsito, que acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar um trânsito mais seguro à sociedade.

O tema será a continuação do utilizado no Movimento Maio Amarelo deste ano: “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”, dando sequência às ações desenvolvidas naquele mês. A campanha também faz parte do Programa Laço Amarelo, na qual a Settrans tem parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Este é o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança de todos em trânsito.

A Settrans realizou a instalação de outdoor em pontos estratégicos da cidade, como nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, no bairro Ponte Funda; avenida JK, no bairro Santa Clara; na MG-050, próximo ao bairro Icaraí; rua Pitangui, no bairro Bom Pastor; rua Castro Alves, no bairro São José; e próximo ao Fórum da Justiça Estadual, no bairro Liberdade.

Dia do Agente de Trânsito

Junto à Semana Nacional de Trânsito, no dia 23 de setembro, é comemorado o Dia do Agente de Trânsito e, com isso, neste mês, a Settrans iniciou uma campanha dedicada aos agentes de trânsito destacando: “Mais que fiscalizar, cuidamos da sua segurança no trânsito”.

Tal campanha tem como objetivo de informar à população, também por meio de outdoor, que o trabalho do agente de trânsito é vinculado ao Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 280, e no Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

O agente de trânsito também tem o papel de promover a segurança de todos os que utilizam as vias públicas, ordenando o trânsito, executando operações diversas, controle do tráfego e fiscalizando, promovendo o bem-estar coletivo a toda a população.