01 SET 2021
Semusa retira 1,5 tonelada de resíduos de imóvel no bairro São Luís
A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou limpeza de propriedade abandonada e deixada pelo último morador, em situação de risco, no bairro São Luís. O serviço executado é parte de trabalho intensivo da Prefeitura de Divinópolis para combater as arboviroses, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Durante o enfrentamento, dez agentes foram empenhados e retiraram aproximadamente 1,5 tonelada de objetos do local. A agente de saúde, a cargo das vistorias de controle da dengue no bairro, identificou o imóvel com reservatórios que poderiam servir como criadouros para Aedes aegypti e conscientizou o morador de que a limpeza era necessária.

Equipamentos como caminhão, caminhonete pick up, sacos plásticos e luvas foram usados durante a atividade. Os alvos das operações são residências cujos moradores são acumuladores, pessoas sem condição para remover os resíduos sólidos domésticos ou em outra questão social.

A Semusa enfatiza que a acumulação de resíduos representa perigo para a saúde pública. Os detritos acumulam água, o que cria terreno fértil para larvas da dengue, geram mau odor e também podem servir de refúgio para animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras, assim como vetores de outras enfermidades, como baratas e ratos.

Notificação

Desde janeiro, o Poder Executivo tem prestado serviços de limpeza de locais em situação de maior risco e tem-nos intensificado antes do início da temporada de chuva. A estratégia tem como objetivo deter os potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Dejetos acumulados põem a todos em risco, já que dão ao mosquito a oportunidade de proliferar-se e transmitir as doenças à comunidade local. Para apresentar denúncias, inicie sessão no App Divinópolis ou chame o serviço da Vigilância a 3229-6822.