31 AGO 2021
Prefeitura sedia ato de encerramento do Agosto Lilás
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Governo (Segov), celebrou na manhã desta terça-feira (31/8), a solenidade de encerramento do mês Agosto Lilás. O objetivo da campanha, que tem como tema “Mais amor, menos ódio!”, foi sensibilizar a sociedade sobre o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A ação foi desenvolvida em frente às bandeiras no estacionamento do Centro Administrativo, com momento de reflexão e música com Negra Wal, Levi Furtado e Wilson, além de Aparecida Sotero. Durante as apresentações, o público ouviu canções como “Você é Linda”, de Caetano Veloso; “Será”, de Legião Urbana; “Mulher”, de Erasmo Carlos; e “Unchained Melody”, de The Righteous Brothers, tema do filme “Ghost – do outro lado da vida”.

“É bom saber que estamos protegidas no setor de trabalho, onde não enfrentamos abuso físico, mas muitas vezes moral de alguns usuários dos serviços públicos diariamente”, disse Kelly Viviane, servidora do Setor de Patrimônio Imobiliário.

“Na pandemia, este é momento feliz quando também defendemos a igualdade para nós, mulheres”, disse Marta Catarina Pereira, auxiliar de serviços gerais.

A cerimônia contou com presença do prefeito Gleidson Azevedo; Janete Aparecida Silva, vice-prefeita e secretária municipal de Governo; Maicom Marques, gerente de Proteção Social e Benefícios, e as servidoras do Centro Administrativo que estavam presentes.

Consciência

A vice-prefeita parabenizou a equipe técnica da Assistência Social pelos trabalhos e enalteceu a importância da campanha de conscientização dirigida a conter a violência contra as mulheres. “Celebramos o Agosto Lilás para dizer que queremos ser respeitadas e ninguém tem direito de recorrer à violência contra as mulheres. Devemos exercer os direitos como mulheres e queremos ser respeitadas por igual, porque somos seres que temos direitos ante Deus e os homens”, destacou.

A Semas apoiou a Campanha Nacional Agosto Lilás estabelecendo o calendário de eventos. “Reunimo-nos com os serviços da Assistência Social, em colaboração com outras secretarias, e hoje encerramos as atividades com o momento musical. Apesar de este ser mês para prevenir a violência contra as mulheres, o enfretamento deve dar-se nos 365 dias do ano”, disse Marques, cuja gerência, com os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foram encarregados pela organização da campanha.

Na oportunidade, outras ações foram realizadas como distribuição de prospectos (folders) e laços lilás sobre o tema entre os servidores e os usuários presentes.