19 AGO 2021
Prefeitura homenageia Dia do Artista de Teatro
Comemorado hoje (19/8), o Dia do Artista de Teatro, homenageia os profissionais que atuam em performances teatrais, tanto os atores e diretores, como também os responsáveis pela sonoplastia, iluminação e figurino, pois todas as funções são fundamentais para o sucesso de qualquer espetáculo teatral, diante disso a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), parabeniza a todos os artistas de teatro por seu dia.

O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto nº 6.533 de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões. A lei, mesmo sendo criada em 24 de maio, só entrou em vigor em 19 de agosto de 1978, por isso a escolha desta data para homenagear esses artistas.

Buscando ilustrar a importância do dia do Artista de Teatro, a prefeitura compartilha agora a visão de alguns dos renomados artistas de Divinópolis, representando todos os profissionais da área.

Segundo Aryanne Souza do Instituto Alma, “as artes me atravessaram de uma forma que mudou o rumo da minha vida. Ser atriz, pra mim, é uma forma de existir no mundo, uma possibilidade de construir meus caminhos me expressando, ser e promover pelo teatro, a mudança que quero ver no mundo” comentou.

De acordo com o diretor e produtor do Grupo Baal de Teatro, Valério Peguini, "o movimento teatral que construímos agrega artistas. O teatro é um elemento insubstituível para uma cidade, por registrar, difundir e refletir o imaginário de seu povo, por isso são necessárias medidas urgentes e concretas de apoio permanente da produção artística continuada comprometida com a formação do cidadão” disse.

Para o Lene Pereira, "a arte expressa aquilo que as palavras não conseguem proferir, é um símbolo que contém toda a pulsão interna do artista. O teatro é capaz de atingir a totalidade do ser.  Ser artista não tem nada a ver com o ego, a arte tem a ver com disponibilidade, com generosidade. Somos seres conectantes e o teatro tem esse poder de conectar com o universo, pois desenvolvemos a capacidade de percepção do mundo", ressaltou.