17 AGO 2021
Coleta Seletiva de Recicláveis é tema de reunião na Prefeitura
A Prefeitura de Divinópolis, organizou as diretrizes da rede de atuação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Recicláveis, prevista pela lei n° 8.644/2019, que atribui competências aos setores públicos municipais e a sociedade civil quanto ao tratamento de materiais recicláveis.

A rede de atuação do programa é composta por representantes das seguintes secretarias da Administração Municipal: Educação; Governo; Assistência Social; Operações e Serviços Urbanos; Saúde; e Desenvolvimento Econômico. A rede também é composta por representantes da sociedade civil que participam do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Divinópolis.

O objetivo da Rede é amenizar os impactos ambientais causados pela produção de resíduos sólidos na cidade, com a ampliação da área de atuação da coleta seletiva no município e garantindo o apoio aos catadores de recicláveis para que o trabalho seja realizado.

Após a reunião, realizada na última quarta-feira (11/08), o gerente de regularização ambiental, Francisco de Faria Campos, vê com bons olhos a iniciativa da criação da rede. “No passado, houve várias tentativas de criação de uma rede, mas não houve muito apoio e não foram para frente. Neste momento, há um empenho maior por parte de setores públicos que visam essa ampliação da coleta, que atualmente está abaixo do esperado”, ressalta.