13 AGO 2021
Semas promove inclusão de pessoas com deficiência
Para promover o mês da pessoa com deficiência, a Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) - Gerência de Proteção Social e Benefícios, com os serviços Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), intensifica o calendário de atividades, que começou dia 5 e se estenderá até dia 27, sobre o tema “Construindo um Brasil mais inclusivo”.

Nesta semana, o Cras Jardinópolis promove exposição com registro fotográfico e montagem de painel destinada aos usuários do território. O trabalho foi realizado pela equipe técnica por meio de visitas domiciliares.

Na segunda-feira (16/8), às 14h, a exposição “Superação” será aberta no Centro Administrativo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) na organização. O evento contará com trabalhos de usuários dos serviços e apresentação da Escola de Dança Maiher Menezes. As ações restantes acontecerão nos territórios dos Cras.

Também no dia 16, às 13h30, o Cras Sudoeste oferecerá aula de musicalização com ensino rítmico, que será ministrada a 15 usuários com deficiência auditiva. O ato terá presença do músico, instrumentista e professor Daniel Penido, autor do livro “Palmapé ‒ ensino rítmico e consciência corporal”.

De 16 a 27, a coordenação e a equipe técnica do Cras Sudeste organizarão o mural “Capacitismo”, que estará dirigido a usuários do serviço, familiares e público em geral.

Outras ações

Durante o mês, o Cras Jardinópolis vem desenvolvendo mapeamento e inclusão mediante busca ativa na rede de atendimento à pessoa com deficiência e no setor do CadÚnico para levantamento de usuários do território do Cras e análise de perfil para inclusão.

Divinópolis também traz a chamada para fortalecimento da rede de atendimento com participação da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), do Instituto Helena Antipoff, do Centro Dia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Escola Raio de Sol e da ONG Céu Azul.