09 AGO 2021
Obras de contenção são realizadas nas áreas de Santa Marta e Eldorado
A Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) desenvolve trabalhos de contenção de encostas nos bairros Santa Marta e Eldorado usando a técnica alternativa de muro de arrimo por gravidade, conhecida como rip-rap. As melhorias proporcionarão maior segurança aos moradores.

Rip-rap é tipo de enrocamento, isto é, blocos de material como sacos de cimento com areia, mantas geotêxtil ou mesmo pneus empilhados uns sobre os outros para restabelecer o equilíbrio do declive por meio do atrito de base do muro contra o solo. Em ambas as obras, pneus e madeira de eucalipto de 20 centímetros de diâmetro são usados. O tipo de muro tem como vantagens o baixo custo e o fato de não requerer mão de obra ou equipamentos especializados.

Em Divinópolis, erosão foi encontrada em duas áreas de encosta com solos frágeis. Na Rua Antonio Gontijo da Fonseca, nº 10, Santa Marta, a equipe da Semsur começará a construir o rip-rap amanhã, 5. No bairro Eldorado, a equipe trabalhou em outra encosta. O muro de solo-pneu foi já finalizado, e a erosão do solo e o deslizamento estão contidos.

Os muros de arrimo de gravidade devem conter o processo erosivo nas encostas até que muros de arrimo por flexão se executem nos locais.

Tipos de muro

O muro de arrimo pode ser usado em contenção de encostas para evitar o desmoronamento de terra. O muro de arrimo por gravidade ou peso contém o solo só com o peso próprio e usa-se para conter desníveis pequenos ou médios, geralmente inferiores a 5 metros. Este é tipo de muro que possui grandes dimensões, pelo que, quanto mais alta seja a contenção, maior é o peso do muro para conter o solo.

Os muros de flexão são estruturas mais esbeltas que têm seção transversal em forma de L para resistir aos empuxos por flexão ‒ a estrutura em forma de L na base permite ao muro ter equilíbrio.

A principal diferença com o muro de gravidade é que o muro de flexão, além do peso próprio, capaz suportar as cargas do solo, possui barras de aço com as quais é armado.