02 AGO 2021
Cultura realiza exposição em homenagem ao Dia do Reinadeiro
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), iniciou nesta segunda-feira (2/8), a exposição “Divino Reinado”, em homenagem ao reinado e ao Dia do Reinadeiro que é comemorado no dia 15 de agosto.

Durante a iniciativa estão expostas vestimentas típicas das festividades de reinado e suas curiosidades, bandeiras com imagens de santos, instrumentos musicais utilizados pelos reinadeiros, imagens de santos celebrados pela confraternização, fotos de eventos de reinado realizados no município, além de histórias e curiosidades sobre seus integrantes.

O presidente da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (Congadiv), Arnaldo Júnior, destacou a magnitude do reinado para a cultura no município. “É a maior manifestação cultural, religiosa e folclórica da nossa região. É sempre uma alegria trabalhar para o rosário. Agradeço muito à secretaria pela exposição”, concluiu.

O secretário de Cultura, Diniz Borges Filho, ressaltou a importância do evento para o município. “A iniciativa retrata um pouco da história do reinado da nossa cidade, falando sobre sua trajetória e mostrando peças e objetos que possuem grande representatividade para as irmandades e também para nossa cultura popular local. O reinado é um patrimônio imaterial da nossa cultura, sendo uma das mais importantes manifestações culturais, religiosas e folclóricas do nosso município. Assim sendo, a Secretaria Municipal de Cultura sente um grande prazer em trazer um pouco dessa festa para conhecimento de todos”, afirmou.

A vice-prefeita Janete Aparecida parabenizou os organizadores pela realização da exposição. “Parabéns à Secretaria de Cultura pelo trabalho que desenvolvem. Nós temos esse espírito na alma, no coração, na história e na nossa cultura. Tenho certeza que juntos seremos mais fortes para fazer com que isso aconteça em todos os espaços públicos para mostrar a força da nossa cultura e do povo reinadeiro”, disse.

As alegorias estarão expostas no saguão do Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, localizado na avenida Paraná nº 2601 no bairro São José, e podem ser visitadas por qualquer pessoa interessada até o dia 16 de agosto.